"E minha alma, sem luz nem tenda,
passa errante, na noite má,
à procura de quem me entenda e de quem me consolará..." C.M

quarta-feira, 1 de julho de 2009

O que é o amor??

Ando um tanto mais romântica do que o meu normal..e hoje, ao assistir um filme, me fiz uma pergunta: o que é o amor?

Se for seguir o que um dicionário diz, temos a seguinte definição: a.mor(ô), s. m. 1. Sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso. 2. Forte inclinação, de caráter sexual, por pessoa de outro sexo. 3. Afeição, grande amizade. 4. Objeto dessa afeição. 5. Benevolência. 6. Caridade. 7. Coisa ou pessoa bonita, preciosa. 8. Filos. Tendência da alma para se apegar aos objetos. S. m. pl. 1. Namoro. 2. O objeto amado.

Tá. Até aí tudo bem. Considero como uma coisa meio que automática dizer que se ama o que é belo e grandioso (o amor é cego, ?), mas concordo quando se diz que é uma afeição e uma grande amizade.

Temos vários tipos de amor, certo? O amor de amigo, de irmãos, de namorados, de marido e mulher, de um cachorro pelo seu dono e vice-versa. Acredito que todos nós já passamos por cada um destes "tipos"... e aquele que disser que nunca deixou cair uma lágrima por tal sentimento, é um tremendo de um mentiroso..ehhehe!!!

O amor é visto como um sentimento universal , uma experiência que nós, seres humanos, passamos e que iremos passar até o último dia de nossas vidas. Temos a necessidade de definir o amor simplesmente pelo fato de muitas vezes, não compreendê-lo. Não dá para ser racional e refletir sobre tal sentimento. Temos que sentir e pronto.

Camões por exemplo, tenta de várias formas definir o amor.. uma hora é fogo que arde sem se ver, outrora, é um contentamento descontente e por fim, é querer estar preso por vontade. É nítido neste soneto (soneto 11 de Luiz Vaz de Camões), que para o poeta, o amor é um sentimento muito contraditório e que apesar disso, é um sentimento que todo ser humano quer conhecer e viver, obviamente.

Podemos ver em vários filmes como que tal sentimento é retratado pela mocinho e a mocinha, por exemplo. É bem clichê quando o casal principal sofre o filme todo para que no final, fiquem juntos felizes para sempre. Sabemos que este felizes para sempre não existe, ? Pode até existir, mas continuo defendendo a ideia de que temos apenas momentos felizes...seja com o mocinho da vez, seja sozinhos.

Então, tentando achar alguma "definição", resolvi colocar três "definições" que três filmes tentam nos passar:

O amor não é de palavrinhas ridículas. O amor é de grandes atitudes. O amor é sobre aviões levando faixas sobre estádios, propostas em telões, palavras gigantes escritas no céu. O amor é ir mais além, mesmo que doa, deixando tudo para trás. Amor é encontrar uma coragem dentro de si mesmo que você nem sabia que tinha. - ABC do amor.

O Amor é como o vento: não podemos ver, mas poder sentir. - Um amor para recordar.

A diferença do amor e o ódio é que por ódio você mata... por amor você morre! -Saída de Mestre

É isso. Concluindo, é mais fácil sentir do que tentar definir, não é?

Beijo no rim :*

2 comentários:

  1. Amor é fogo que arde sem se ver; (Então vc é cego!...)
    É ferida que dói e não se sente; (é masoquista!)
    É um contentamento descontente; (extremamente pessimista)
    É dor que desatina sem doer; (um analfabeto que não sabe conversar)

    É um não querer mais que bem querer; (ta em cima do muro.Ou é gay ou lésbica)
    É solitário andar por entre a gente; (doido varrido)
    É nunca contentar-se de contente; (ingrato!!!)
    É cuidar que se ganha em se perder; ( trouxa)

    É querer estar preso por vontade; (psicopata)
    É servir a quem vence, o vencedor; (fracassado)
    É ter com quem nos mata lealdade. (medroso)

    Mas como causar pode seu favor
    Nos corações humanos amizade,
    Se tão contrário a si é o mesmo Amor? (simples, basta ser ao mesmo tempo: um cego masoquista, extremamente pessimista, analfabeto, homossexual, doido, ingrato, trouxa, psicopata, fracassado e medroso)

    Não,não...obrigado.Fico com os meus sentimentos e minhas definições,hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Amor, a simplicidade deste sentimento não traduz a compexidade de vive-lo, isso que o mestre Camões nos passa.

    ResponderExcluir